Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

1. 2. 4 - GESTÃO ECLESIÁSTICA

Segundo o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, gestão é “Ação de gerir” (FERREIRA, 1983), ou seja, gerir é “administrar, governar, dirigir, regular”[1].
Eclesiástica, vem da palavra Eclésia que vem do grego εκκλησία [ekklesia] e latim ecclesia, que está relacionada à Igreja (CHAMPLIN, R. R. – 2011, p. 252, Vol. 02). Com base nas informações contidas no Aurélio, deduzimos que, Gestão Eclesiástica é a arte de administrar uma igreja.
A Igreja por sua vez, é composta por diversas pessoas, na sua maioria é voluntária, cada individuo com anseios e necessidades próprias, juntos, vêem na igreja um local onde elas se completam e se satisfazem. Essa heterogeneidade humanística a torna impar nas suas complexidades.
Além de gerenciar os recursos humanos, as vidas, que devem estar em primeiro lugar, na Gestão Eclesiástica se administra os recursos materiais sabendo que toda igreja tem que pagar conta de água, luz, telefone, e outras despesas,. Como a Igreja é uma instituição sem fins lucrativos, todo dinheiro que entra em caixa vem da colaboração dos membros e freqüentadores, e é preciso cuidar bem desse dinheiro de forma transparente, e de uma maneira sustentável. Por isso a gestão eclesiástica é praticada de uma forma ampla, sempre buscando inovações, tirando das pessoas todo o potencial que elas têm e, potencializando-as de maneira que elas sejam nutridas tanta espiritualmente, como vivendo em um ambiente saudável, onde possam crescer como seres humanos, e assim contribuir para a sociedade, e para o Reino de Deus.


[1]Disponível em: http:/www. dicionAryoaurelio.com/dicionário.php?P=Gerir>. Acessoem 04/04/2013 – 17:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário