Manoel de Jesus
Introdução:
A Feira de Profissões foi planejada com o objetivo de
ampliar o conhecimento dos jovens acerca do seu futuro profissional,
proporcionando informações que possibilitem identificar suas possibilidades e
sonhos, esclarecendo suas dúvidas quanto a sua escolha profissional.
Com o intuito de auxilia-los a escolher a
profissão certa e o que encontrar no mercado de trabalho.
Data:
30/04/2021
Horário:
09h às 12h
Justificativa:
O Ensino Médio, na vida
dos adolescentes, é momento decisivo para novos desafios, crença em novos
valores, projetos de vida, atitude. E essa transformação é que os prepara para
assumir postos mais altos: a responsabilidade da vida adulta.
Fazer uma escolha
equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Porém
este também é um período de muitas incertezas e cobranças, assim, é
imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada.
As novas referências e
uma visão mais ampla do mercado de trabalho possibilitarão um confronto sadio
com velhas crenças adquiridas anteriormente no contexto da família, da
comunidade onde vivem, no grupo de amigos, etc. Essa batalha também estará
presente naquilo que o jovem mais acredita: sua liberdade.
Dentre as várias fases da
vida do adolescente, esta fase é muito importante, pois oportuniza que decisão
seja tomada ao longo de sua jornada no Ensino Médio.
São tantas as opções, que
a escolha de uma profissão é difícil e dependerá de uma orientação para que se
tornem as mais adequadas aos seus anseios. Este será o ponto para perceber até
onde a sua escolha, seu desejo, condiz com a sua realidade estudantil e
possibilidades para os diversos tipos de processos seletivos.
Nesse período escolar o
jovem se prepara para dar um passo importante em sua vida: a escolha da
profissão. Caminho natural para chegar ao mercado de trabalho e obter sua
subsistência, também é a concretização de seu sonho e alcance do prazer de
realizar uma atividade que o agrade, e que o transportará para a vida real.
A escolha profissional
deve acontecer de forma consciente para permitir que o jovem alcance a sua
realização pessoal. O conhecimento das profissões, a compreensão da
responsabilidade social e a inserção no mercado de trabalho contribuirão para a
formação da personalidade destes jovens adolescentes. São aspectos a serem
trabalhados na intenção de atender ao desenvolvimento de cada indivíduo e de
sua identidade.
A Feira de Profissões
visa estimular o trabalho em equipe, a criatividade, a cooperação nas diversas
competências capacitando o jovem para o mundo das escolhas, vislumbrando
prepará-lo para os avanços tecnológicos e a ampliação de conhecimento sobre as
mais diversas profissões.
Objetivo
Geral:
Oferecer aos estudantes
do Ensino Médio uma visão global e detalhada sobre os diversos cursos de
graduação de seu interesse.
Objetivos
específicos:
·
Oportunizar aos estudantes do Ensino Médio
uma escolha mais assertiva sobre o curso de graduação que farão;
·
Ampliar o leque de opções de cursos de
graduação que podem ser escolhidos e as principais faculdades que os oferecem;
·
Propiciar aos estudantes do Ensino Médio a
compreensão de que a escolha que farão será decisiva para seu sucesso pessoal e
profissional;
·
Levar o estudante a compreender que o
planejamento da sua carreira profissional deve iniciar-se no 9º ano do Ensino
Fundamental e perdura até o final do Ensino Médio.
Metodologia:
Os cursos de graduação
serão apresentados através de pesquisas realizadas pelos estudantes do 9º Ano
para despertar nestes alunos a percepção da importância do processo da escolha
profissional, e também para os alunos do Ensino Médio através da visitação à Feira
e entrevista aos participantes da mesma.
As pesquisas serão
elaboradas na forma interdisciplinar através de estudos em revistas, livros
didáticos, internet, jornais, enciclopédias etc. Os estudantes deverão elaborar
seus próprios textos e conclusões, para que haja melhor compreensão do assunto.
Dessa maneira estarão preparados para enfrentar qualquer tipo de questionamento
levantado por visitantes no dia da Feira de Profissões.
Os grupos serão formados
por série, de acordo com seu nível de interesse, demonstrando interação entre
conhecimento e apresentação.
Os estudantes do 3º ano
participarão do evento, visitando os estandes e elaborando um trabalho de
Filosofia conforme roteiro entregue pelo professor da disciplina, depois da
data da Feira de Profissões.
Público
alvo:
Estudantes do 9º ano do
ensino fundamental e 3ª série do Ensino Médio
Recursos:
Estudantes;
Os estudantes poderão
utilizar materiais diversificados, e será de total responsabilidade do grupo a
sua aquisição, seu manuseio e acondicionamento; (Todo material utilizado pela
equipe será de responsabilidade da mesma;).
Mesas e cadeiras.
Aparelho de multimídia.
Etapas
do projeto:
Dentro das etapas desenvolvemos a Feira de
Profissões:
1.
Escolhas das Profissões pelos alunos dos
9º anos: de 02/04 a 05/04; As equipes poderão escolher os integrantes do grupo (no
Máximo 5 alunos) e qual curso irão montar seu estante e estatua viva;
2.
Pesquisas sobre as profissões do dia 09/04
ao dia 17/04.
Após
a escolha, as equipes irão à sala de informática e pesquisar sobre as
profissões escolhidas, que serão integradas na pesquisa escrita, e depois
utilizada na apresentação da feira. As
equipes deverão elaborar um projeto onde descreverão todo o trabalho que será
por eles apresentado. A pesquisa será feita em 02 partes:
1ª Parte – Detalhamento
do curso:
·
O nome da profissão;
·
Principais atividades da profissão;
·
Principais funções que podem ser exercidas
no decorrer da carreira;
·
Informações sobre o curso de graduação: o
currículo, o tipo de aula e a duração
média
do mesmo;
·
Oferta de trabalho, os especialistas mais
valorizados, quem emprega e onde estão
as
melhores oportunidades de emprego; Faculdades do Brasil que oferecem curso;
·
Salário médio inicial (remuneração média do
recém-formado)
·
Cor
e símbolo do curso.
2ª Parte – Detalhamento
das disciplinas afins conforme as sugestões dos
professores. A pesquisa
escrita deverá ser colocada na pasta de documentos compartilhados de cada
turma. Com a pesquisa escrita pronta, os estudantes prepararão a apresentação
oral e o material que será usado no dia da Feira.
3.
Aplicação do Teste Vocacional na 3ª série
dia 24/04.
Será
aplicado um teste vocacional com os alunos da 3ª série afim de que descubram
suas habilidades e quais as respectivas áreas poderão atuar. Essa atividade
começará nesta data e terá continuidade ao longo do ano com outras atividades
especificas para a escolha de suas profissões.
4.
Decoração do pátio dia 25/04 e 26/04.
No dia da Feira de
Profissões, cada equipe montará o seu estande. Cada equipe usará a criatividade
para montar e compor o seu estande da Feira de Profissões. Os grupos deverão
utilizar recursos audiovisuais como: cartazes, mídia, banner e materiais
diversos o que forem necessários para enriquecer o estande com informações
sobre o curso de graduação trabalhado, objetivando atrair os visitantes. Para
frente do estande é necessária a confecção de um cartaz com as informações:
nome do curso, função da profissão e nome da Estatua Viva que representará o
profissional da área escolhida.
5.
Feira de Profissões: 26/04.
No
dia 04 (sábado), no turno matutino, os grupos apresentarão os conhecimentos
adquiridos com a pesquisa e materiais diversos, durante a VI Feira de
Profissões que ocorrerá das 09h às 12h. Cada equipe ficará responsável pela
divulgação de seu trabalho, sendo necessário criar folder e/ou propaganda que
serão entregues aos visitantes no dia da VI Feira de Profissões.
Este projeto será
desenvolvido com os estudantes dos 9º anos que pesquisaram cursos de graduação
durante o 1º Bimestre e terá sua culminância no dia 26 de abril de 2021. A
participação é facultativa e o público alvo são os estudantes do Ensino Médio.
Após a apresentação do
projeto, os estudantes do Ensino Médio, irão fazer um desfile de profissões com
o intuito de homenagear os diversos trabalhadores pelo seu dia.
Avaliação:
Os estudantes serão
avaliados por uma equipe multidisciplinar e poderão obter notas
no 2º Bimestre, nas
disciplinas que tenham sido abordadas na explanação oral e na pesquisa, por
serem áreas afins do curso escolhido. A avaliação da Feira se dará através das
etapas abaixo descritas:
1. Pesquisa
escrita Final
Abordagem sobre o curso de graduação escolhidos e seus
subtítulos;
Disciplinas
afins; Uso das regras da ABNT.
2. Apresentações
no dia da Feira
Organização;
Trabalho
em equipe;
Ornamentação
dos estandes;
Materiais
utilizados;
Profissionais
do mercado de trabalho
presentes
nos estandes;
Simpatia,
cortesia e visual da equipe.
Palavras
chaves: Feira. Profissões. Médio. Ensino. Multidisciplinar.
Manoel de
Jesus – Especialista em Gestão Educacional e Empresarial; especialista em
Gestão Pública. Bacharel em Administração; e discente do curso de Direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário