Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2021

PROJETO FEIRA DE PROFISSÕES (Sugestão)

 

Manoel de Jesus

 

Introdução:

 

A Feira de Profissões foi planejada com o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens acerca do seu futuro profissional, proporcionando informações que possibilitem identificar suas possibilidades e sonhos, esclarecendo suas dúvidas quanto a sua escolha profissional.

Com o intuito de auxilia-los a escolher a profissão certa e o que encontrar no mercado de trabalho.

Data: 30/04/2021

Horário: 09h às 12h

 

Justificativa:

O Ensino Médio, na vida dos adolescentes, é momento decisivo para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitude. E essa transformação é que os prepara para assumir postos mais altos: a responsabilidade da vida adulta.

Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Porém este também é um período de muitas incertezas e cobranças, assim, é imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada.

As novas referências e uma visão mais ampla do mercado de trabalho possibilitarão um confronto sadio com velhas crenças adquiridas anteriormente no contexto da família, da comunidade onde vivem, no grupo de amigos, etc. Essa batalha também estará presente naquilo que o jovem mais acredita: sua liberdade.

Dentre as várias fases da vida do adolescente, esta fase é muito importante, pois oportuniza que decisão seja tomada ao longo de sua jornada no Ensino Médio.

São tantas as opções, que a escolha de uma profissão é difícil e dependerá de uma orientação para que se tornem as mais adequadas aos seus anseios. Este será o ponto para perceber até onde a sua escolha, seu desejo, condiz com a sua realidade estudantil e possibilidades para os diversos tipos de processos seletivos.

Nesse período escolar o jovem se prepara para dar um passo importante em sua vida: a escolha da profissão. Caminho natural para chegar ao mercado de trabalho e obter sua subsistência, também é a concretização de seu sonho e alcance do prazer de realizar uma atividade que o agrade, e que o transportará para a vida real.

A escolha profissional deve acontecer de forma consciente para permitir que o jovem alcance a sua realização pessoal. O conhecimento das profissões, a compreensão da responsabilidade social e a inserção no mercado de trabalho contribuirão para a formação da personalidade destes jovens adolescentes. São aspectos a serem trabalhados na intenção de atender ao desenvolvimento de cada indivíduo e de sua identidade.

A Feira de Profissões visa estimular o trabalho em equipe, a criatividade, a cooperação nas diversas competências capacitando o jovem para o mundo das escolhas, vislumbrando prepará-lo para os avanços tecnológicos e a ampliação de conhecimento sobre as mais diversas profissões.

 

Objetivo Geral:

Oferecer aos estudantes do Ensino Médio uma visão global e detalhada sobre os diversos cursos de graduação de seu interesse.

Objetivos específicos:

·         Oportunizar aos estudantes do Ensino Médio uma escolha mais assertiva sobre o curso de graduação que farão;

·         Ampliar o leque de opções de cursos de graduação que podem ser escolhidos e as principais faculdades que os oferecem;

·         Propiciar aos estudantes do Ensino Médio a compreensão de que a escolha que farão será decisiva para seu sucesso pessoal e profissional;

·         Levar o estudante a compreender que o planejamento da sua carreira profissional deve iniciar-se no 9º ano do Ensino Fundamental e perdura até o final do Ensino Médio.

Metodologia:

Os cursos de graduação serão apresentados através de pesquisas realizadas pelos estudantes do 9º Ano para despertar nestes alunos a percepção da importância do processo da escolha profissional, e também para os alunos do Ensino Médio através da visitação à Feira e entrevista aos participantes da mesma.

As pesquisas serão elaboradas na forma interdisciplinar através de estudos em revistas, livros didáticos, internet, jornais, enciclopédias etc. Os estudantes deverão elaborar seus próprios textos e conclusões, para que haja melhor compreensão do assunto. Dessa maneira estarão preparados para enfrentar qualquer tipo de questionamento levantado por visitantes no dia da Feira de Profissões.

Os grupos serão formados por série, de acordo com seu nível de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e apresentação.

Os estudantes do 3º ano participarão do evento, visitando os estandes e elaborando um trabalho de Filosofia conforme roteiro entregue pelo professor da disciplina, depois da data da Feira de Profissões.

Público alvo:

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do Ensino Médio

Recursos:

Estudantes;

Os estudantes poderão utilizar materiais diversificados, e será de total responsabilidade do grupo a sua aquisição, seu manuseio e acondicionamento; (Todo material utilizado pela equipe será de responsabilidade da mesma;).

Mesas e cadeiras.

Aparelho de multimídia.

Etapas do projeto:

 Dentro das etapas desenvolvemos a Feira de Profissões:

1.      Escolhas das Profissões pelos alunos dos 9º anos: de 02/04 a 05/04; As equipes poderão escolher os integrantes do grupo (no Máximo 5 alunos) e qual curso irão montar seu estante e estatua viva;

2.      Pesquisas sobre as profissões do dia 09/04 ao dia 17/04.

Após a escolha, as equipes irão à sala de informática e pesquisar sobre as profissões escolhidas, que serão integradas na pesquisa escrita, e depois utilizada na apresentação da feira.  As equipes deverão elaborar um projeto onde descreverão todo o trabalho que será por eles apresentado. A pesquisa será feita em 02 partes:

1ª Parte – Detalhamento do curso:

·         O nome da profissão;

·         Principais atividades da profissão;

·         Principais funções que podem ser exercidas no decorrer da carreira;

·         Informações sobre o curso de graduação: o currículo, o tipo de aula e a duração

média do mesmo;

·         Oferta de trabalho, os especialistas mais valorizados, quem emprega e onde estão

as melhores oportunidades de emprego; Faculdades do Brasil que oferecem curso;

·          Salário médio inicial (remuneração média do recém-formado)

·          Cor e símbolo do curso.

2ª Parte – Detalhamento das disciplinas afins conforme as sugestões dos

professores. A pesquisa escrita deverá ser colocada na pasta de documentos compartilhados de cada turma. Com a pesquisa escrita pronta, os estudantes prepararão a apresentação oral e o material que será usado no dia da Feira.

3.      Aplicação do Teste Vocacional na 3ª série dia 24/04.

Será aplicado um teste vocacional com os alunos da 3ª série afim de que descubram suas habilidades e quais as respectivas áreas poderão atuar. Essa atividade começará nesta data e terá continuidade ao longo do ano com outras atividades especificas para a escolha de suas profissões.

4.      Decoração do pátio dia 25/04 e 26/04.

No dia da Feira de Profissões, cada equipe montará o seu estande. Cada equipe usará a criatividade para montar e compor o seu estande da Feira de Profissões. Os grupos deverão utilizar recursos audiovisuais como: cartazes, mídia, banner e materiais diversos o que forem necessários para enriquecer o estande com informações sobre o curso de graduação trabalhado, objetivando atrair os visitantes. Para frente do estande é necessária a confecção de um cartaz com as informações: nome do curso, função da profissão e nome da Estatua Viva que representará o profissional da área escolhida.

 

5.      Feira de Profissões: 26/04.

No dia 04 (sábado), no turno matutino, os grupos apresentarão os conhecimentos adquiridos com a pesquisa e materiais diversos, durante a VI Feira de Profissões que ocorrerá das 09h às 12h. Cada equipe ficará responsável pela divulgação de seu trabalho, sendo necessário criar folder e/ou propaganda que serão entregues aos visitantes no dia da VI Feira de Profissões.

Este projeto será desenvolvido com os estudantes dos 9º anos que pesquisaram cursos de graduação durante o 1º Bimestre e terá sua culminância no dia 26 de abril de 2021. A participação é facultativa e o público alvo são os estudantes do Ensino Médio.

Após a apresentação do projeto, os estudantes do Ensino Médio, irão fazer um desfile de profissões com o intuito de homenagear os diversos trabalhadores pelo seu dia.

Avaliação:

Os estudantes serão avaliados por uma equipe multidisciplinar e poderão obter notas

no 2º Bimestre, nas disciplinas que tenham sido abordadas na explanação oral e na pesquisa, por serem áreas afins do curso escolhido. A avaliação da Feira se dará através das etapas abaixo descritas:

1.      Pesquisa escrita Final

Abordagem sobre o curso de graduação escolhidos e seus subtítulos;

Disciplinas afins; Uso das regras da ABNT.

2.      Apresentações no dia da Feira

Organização;

Trabalho em equipe;

Ornamentação dos estandes;

Materiais utilizados;

Profissionais do mercado de trabalho

presentes nos estandes;

Simpatia, cortesia e visual da equipe.

Palavras chaves: Feira. Profissões. Médio. Ensino. Multidisciplinar.

Manoel de Jesus – Especialista em Gestão Educacional e Empresarial; especialista em Gestão Pública. Bacharel em Administração; e discente do curso de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário